Doenças que Acomentem os Cães

Existem várias doenças que podem acometer o coração do seu amiguinho.
Aqui você encontrará a explicação de algumas delas.

Endocardiose

      A Endocardiose é uma doença que possui vários nomes na literatura, como Degeneração Mixomatosa, Degeneração Mucóide Valvar ou Doença Valvar Adquirida, mas todos eles se referem a mesma doença.

      É muito comum em cães e afeta principalmente as raças pequenas, como:

SRD;
Yorkshire;
Poodle Toy;
Shitzu;
Schnauzer Miniatura;
Daschund (Salsicha);
Pinscher;
Fox Paulistinha;
Cocker Spaniel;
Spitz (Lulu da Pomerania);
Bichon Frise;
Chihuahua;
Boston Terrier;
Cavalier King Charles Spaniels.

      É uma doença genética, ou seja, passa de pai para filho, e ocorre devido a um defeito na valva átrio ventricular (Saiba mais em Conheça o Coração). A valva doente torna-se mais grossa que o normal, não conseguindo fazer direito uma das suas funções que é de impedir o retorno do fluxo sanguíneo durante o batimento. Devido a valva não se fechar adequadamente, o sangue que está dentro do ventrículo volta para o átrio, gerando o refluxo sanguíneo (chamado também como sopro no coração).

      Com o tempo, o átrio, para conseguir armazenar o sangue que está voltando, começa a se dilatar e aumentar de tamanho. O volume de sangue vai aumentando dentro do átrio, dificultando a entrada do sangue que está chegando do corpo.

      Quando a valva Átrio Ventricular Esquerda (Saiba mais em Conheça o Coração)é afetada, o sangue que não está conseguindo entrar no coração acaba ficando mais tempo dentro dos pulmões e, com o tempo, acaba passando o líquido de dentro do vaso sanguíneo para o pulmão, o chamado edema pulmonar ou “água no pulmão”, como é conhecido popularmente.

      Quando a valva Átrio Ventricular Direita (Saiba mais em Conheça o Coração)é afetada, o sangue acaba ficando mais tempo dentro dos membros e órgãos do abdômen (principalmente no fígado), gerando a passagem do líquido dos vasos para o abdômen, causando a chamada ascite, popularmente chamada de “barriga d’água”, ou o edema nos membros, sendo identificado pelo inchaço nas patas.

      Atualmente, na Medicina Veterinária, a cura da doença ocorre através de uma cirurgia corretiva na valva doente. No entanto, esse procedimento ainda é pouco difundido devido ao seu alto custo financeiro.

      Você acha que seu animal pode ter essa doença? Entre em contato conosco e marque a sua consulta! Quanto antes o tratamento for iniciado, melhor qualidade de vida ele vai ter!

Cardiomiopatia Dilatada

     A Cardiomiopatia Dilatada é uma doença que ocorre com mais frequência em cães, mas também podem acometer os gatos.

      As raças mais afetadas são os cães de grande porte, como:

Dogue Alemão;
Fila Brasileiro;
Dobermans;
Boxers;
São Bernardo;
Pastores Ingleses;
Sem Raça Definida;
Cocker Spaniel (única raça de menor porte).

      Como o próprio nome já diz, o coração vai ficando dilatado, com a musculatura fina e enfraquecida. Devido a essas alterações, não consegue mais ter força para bombear o sangue.

      O sangue não bombeado fica mais tempo parado dentro dos vasos, levando a um extravasamento do líquído para o corpo. O animal pode apresentar dilatação do lado esquerdo do coração (Saiba mais em Conheça o Coração), demonstrando tosse e dificuldade de respirar devido ao líquido que extravasa para dentro dos pulmões (chamado de edema pulmonar ou “água no pulmão”). Também pode apresentar dilatação do lado direito (Saiba mais em Conheça o Coração), que faz o líquido ir ou para dentro do abdômen (chamado de ascite ou “barriga d’água) ou para os membros (chamado de edema de membros).

      Como o sangue não consegue ser bombeado de forma adequada, também pode ocorrer fraqueza do animal, perda de peso, intolerância ao exercício e desmaios. Em alguns casos, o coração dilatado pode apresentar arritmias cardíacas que podem levar a uma morte repentina.

      O diagnóstico da doença deve ser realizado o quanto antes, na tentativa de instituir o tratamento adequado e, assim, evitar a progressão e aumentar a qualidade de vida do paciente.

      Você acha que seu animal apresenta alguma alteração que possa ter essa doença? Entre em contato conosco e marque a sua consulta! Quanto antes o tratamento for iniciado, mais qualidade de vida ele terá!

POSSUI ALGUMA DÚVIDA?